Arquivo da categoria: Bem-Estar

Cuidados essenciais para o crescimento da barba

A falha na barba masculina é caracterizada pela perda progressiva dos fios de cabelo. Esse fenômeno ocorre principalmente por questões genéticas, mas a idade do indivíduo também tem influencia direta para acelerar o processo de queda capilar.

Como é notável aos olhos das pessoas, o crescimento da barba tem início já durante o período de puberdade, isto é, antes da fase adulta. É nesse momento da vida que ocorrem alterações fisiológicas e biológicas no corpo humano, e a perda dos cabelos também está incluída.

Por que existem homens com muita e com pouca barba

Assim como acontece com os cabelos, que podem deixar de crescer ao longo dos anos, a barba também carrega um forte elemento genético na sua formação. A maior prova disso é você observar a formação dos pelos do rosto de seus familiares. Não que seja exatamente igual, mas há grandes chances de a barba do seu pai ser igual a sua.

Você pode comparar, por exemplo, o tempo de crescimento, a espessura dos fios, o volume, entre outras características. Até mesmo as falhas podem ser parecidas. Faça exercício também com outros parentes próximos, como primos e irmãos.

Quando a genética fala mais alto, pode ser difícil competir com ela. Mas se não é possível ter a mesma barba do seu amigo, ao menos é possível realizar alguns tratamentos para ajudar ela a ficar maior. O mais importante é ter paciência para ver os resultados.

Tratamento para crescer barba

Assim como acontece com o cabelo das mulheres, a barba também possui grande importância no universo masculino. Ainda mais para uma pessoa que sempre conviveu com amigos e parentes que ostentam barbas volumosas.

Para ajudar a crescer a barba, tratamentos são estudados e testados a todo tempo. Existe a possibilidade de tratar com remédios, mas pode haver contraindicações para algumas pessoas. Outra forma de tratar é com cremes e loções. Se o homem for mais radical e querer resolver o problema de uma vez, ele pode procurar por um implante.

O mais importante, contudo, é procurar a orientação de um especialista no assunto. Somente um profissional com experiência pode saber a melhor alternativa para tratar as falhas na barba de um homem.

Cuidados com a barba

Embora às vezes seja um pouco esquecida, a barba também precisa ter seus cuidados. Não é muito recomendável, por exemplo, deixar de higienizar os pelos. Diariamente, a barba fica exposta ao sol, vento, fumaça e poluição. Sem contar os alimentos e bebidas que você ingere várias vezes por dia.

Por isso, é aconselhável lavar sempre, principalmente ser for uma barba muito volumosa. Há homens que usam o mesmo xampu dos cabelos, enquanto outros procuram produtos específicos. Cortar a barba com frequência também é uma prática que deve ser levada em conta para manter o visual bonito e limpo.

Vida sem dores

Já dizia uma frase do anúncio de um remédio famoso: “ninguém é feliz com dor”. E você já parou para pensar que essa frase faz total sentido? Por menos incômoda que seja, a dor atrapalha e nos impede de realizar atividades simples do cotidiano.

Tem gente que vai dormir sentindo dor e acorda com dor. E passa o dia inteiro assim. Já outras pessoas convivem com a dor, mas sofrem com as limitações causadas por ela. Somente o ato de levantar da cama pela manhã ou de se abaixar para pegar algum objeto já pode causar transtornos.

O fato é que, à medida em que o tempo passa, ficamos cada vez mais suscetíveis às dores. As articulações, joelhos, ombros e costas estão mais desgastados e começam a dar sinais ao corpo: e esses sinais são as dores constantes.

Tratamento das dores

Não importa onde é a dor e qual é intensidade dela. A atitude natural que todos temos é procurar a orientação médica. Somente um profissional pode avaliar e dar um direcionamento para tratar. Em boa parte dos casos, é necessário realizar exames para um diagnóstico preciso.

A partir daí, fica por conta do paciente fazer o tratamento à risca. E é nesse momento que as coisas podem se agravar. Muitas pessoas simplesmente negligenciam as indicações médicas e deixam de se cuidar adequadamente. Se esquecem de tomar os medicamentos, não realizam exercícios os recomendados e por aí vai.

Outro caso bastante comum é o de pessoas que não gostam de tomar os remédios indicados pelo médico. Para essa situação, é necessário encontrar alternativas igualmente eficazes, como produtos naturais que ajudam a combater as dores.

Tratamento com produtos naturais

É sempre bom reforçar que a pessoa não deve, em hipótese alguma, se medicar sem antes passar por uma consulta. Isso também vale para produtos naturais que ajudam a combater as dores. Somente procure essa alternativa se o seu médico liberar o uso.

Hoje em dia, com o avanço da medicina natural, é possível encontrar medicamentos para diversos tipos de dores, das mais amenas às mais intensas. Quem tem problema de osteoporose ou sente dor nas articulações, por exemplo, pode se valer de produtos naturais para o tratamento.

Mas é válido ressaltar que o paciente precisa realizar outras atividades em paralelo para aliviar as dores. Melhorar a postura, realizar uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e fortalecer os músculos ajudam a reduzir as dores.

O mais importante que toda pessoa deveria fazer é não se entregar às dores. Esse comportamento só faz piorar a situação. O mais indicado é não ter medo do diagnóstico, realizar as indicações do médico e seguir o tratamento conforme recomendado.

Somente dessa forma é possível viver sem dores e encontrar a felicidade na vida novamente. Afinal, vale muito mais a pena usar a força corporal para combater as dores do que se entregar e deixar a dor tomar conta do psicológico. Pense nisso.

Como viver em boa forma

Não há como negar. A busca pela boa forma é assunto recorrente entre homens e mulheres. Não importa a idade, a condição financeira ou o estilo de vida, a tentativa de emagrecer estará sempre presente entre as prioridades das pessoas.

Se você ainda não notou essa tendência, basta observar ao seu redor, seja no grupo do WhatsApp da família, seja entre amigos ou em uma conversa informal no trabalho. Entre as polêmicas e os assuntos mais comentados do dia, é quase certo ter alguém falando sobre como perder peso. E esse bate-papo vai longe.

Além de tudo, se você passar por uma banca de jornal, dificilmente não encontrará pelo menos uma revista apresentando dicas para emagrecer ou mostrando uma dieta milagrosa. Chegou em casa e ligou a TV? Cedo ou tarde você será impactada (o) por um anúncio de um produto que ajuda a perder gordura.

Como emagrecer de formar saudável

Cada indivíduo é um de um jeito, possui um tipo corporal diferente, um sistema biológico diferente e um metabolismo diferente. Isso sem mencionar a idade, pois já foi provado que pessoas mais velhas têm maior dificuldade para emagrecer.

Portanto, ao mesmo tempo em que uma recomendação pode ser efetivamente excelente para uma pessoa, ela pode ser completamente desastrosa para outra. Isto é, ambas podem seguir as mesmas regras para perder peso, mas podem ter resultados completamente diferentes.

Por isso, antes de saber o que fazer para reduzir as medidas, é sempre recomendável procurar uma orientação profissional. Somente após ser examinada com critério e realizar exames, será possível traçar um plano ideal de emagrecimento.

Dieta e exercício físico

Apesar das diferenças evidentes entre as características corporais dos seres humanos, uma fórmula para perder peso tem se mostrado eficaz há dezenas de anos: a combinação entre uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Quando falamos em dieta, não queremos relacionar com certos regimes radicais que recomendam a pessoa a cortar substâncias importantes de sua programação alimentar. Dieta entende-se praticar uma alimentação balanceada e sem exageros de açúcares e gorduras. Vale a pena enfatizar que é “sem exagero”, e não que é proibido comer.

Além de comer direito, também é recomendável praticar alguma atividade física com regularidade. Você não precisa ser uma atleta, nem deve “se matar” em uma academia. Mas é importante coloca o corpo em movimento.

Exercitar-se ajuda a eliminar calorias, perder peso, deixa a pessoa mais ativa, melhora o metabolismo, elimina gordura, reduz o colesterol, entre outras vantagens.

Quando for procurar fazer uma atividade física, você também não precisa seguir as regras convencionais, ou seja, não considere apenas a academia como uma alternativa. Existe um bom número de opções que podem ser levadas em conta.

Bicicleta, futebol, vôlei, basquete, patins, skate, corrida ao ar livre ou até mesmo uma caminhada. Encontre a que te dê mais prazer, pois pode ser muito mais fácil emagrecer fazendo algo que te agrade.